Sua empresa tem uma boa política para oferecer boas condições de trabalho? Confira pontos importantes neste check list preparado pela Employer
Oferecer boas condições de trabalho, condizentes com a função de cada empregado, é uma das tarefas que passam pelo RH. Como o setor é responsável pelo contato direto com os colaboradores, é bastante comum que eles procurem os profissionais da área quando precisam resolver assuntos relacionados ao posto de trabalho.
A seguir, a Employer traz um check list com os principais pontos relacionados à infraestrutura de trabalho essencial para uma rotina produtiva, que atenda também às disposições das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho.
1 – Organize a infraestrutura de TI
Para organizar e disponibilizar computadores, celulares, telefones fixos e outros itens de comunicação é fundamental ter o suporte de uma equipe de TI. Estes profissionais têm o conhecimento técnico para adequar todos os equipamentos às necessidades de cada função.
Para empregados da área administrativa, jurídico, financeiro, RH, DP, TI, comunicação, vendas, comercial, atendimento ao cliente, entre outros, é importante disponibilizar computadores e demais acessórios, ramal dentro da central telefônica da empresa, acesso a impressoras e servidores. Para alguns membros também é importante considerar o uso de um aparelho celular, especialmente para aqueles que trabalham fora do escritório, em vendas e atendimento ao cliente.
2 – Crie regras para acesso à internet
O assunto não é novidade: algumas empresas consideram que o acesso irrestrito à internet afeta a produtividade de alguns colaboradores. Porém, bloquear completamente este acesso também pode interferir em algumas tarefas que podem precisar de pesquisas online.
O ideal é criar regras para o uso da internet e incluí-las na política da empresa. Para cada nível hierárquico ou área, estabeleça uma lista de sites restritos – algumas empresas optam por bloquear o uso de redes sociais, por exemplo.
No entanto, o que conta nesta hora é o bom senso. Instruir os empregados ao uso produtivo destas ferramentas pode agregar informação e facilitar processos. Converse com os gestores das áreas para estabelecer uma política justa e útil para todos os trabalhadores.
3 – Disponibilize mobiliário adequado
É fundamental disponibilizar mobiliário adequado para cada função, como por exemplo, mesas e cadeiras. Isto parece ser simples de ser escolhido, mas existem regras nas medidas e estas devem estar de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Além do mobiliário há também os equipamentos ergonômicos, os quais ajudam a deixar os postos de trabalho mais confortáveis, como: suporte para monitor, notebooks, suportes para os pés e mouse pad.
Para garantir a empresa esteja nas conformidades e que todos os empregados estejam confortáveis e seguros, uma boa dica é criar um calendário de visitas periódicas, que podem ser feitas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
4 – Garanta um ambiente de trabalho salubre
É importante que o ambiente de trabalho esteja sempre em boas condições de higiene. Por isso, é necessário verificar periodicamente a limpeza e organização das cozinhas, refeitórios, sanitários, entre outros ambientes da empresa.
Outro cuidado importante com a salubridade do ambiente é a dedetização que deve ser regular em todas as áreas. Neste caso, o recomendado é que este processo seja executado em horários em que não há expediente.
Além da infraestrutura de trabalho para os empregados, a Employer também tem um check list para ajudar a organizar seus processos, da contratação à demissão de empregados. Clique aqui para baixar.