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banco de currículos

Banco de currículos: por que ter um e como gerenciá-lo?

Manter um banco de currículos atualizado e organizado é importante para que a empresa tenha sempre os melhores talentos disponíveis. Essa iniciativa também contribui para otimizar o tempo nos processos seletivos, já que a captação de candidatos pode ser uma das fases mais demoradas do processo seletivo, mesmo com a ajuda da internet.

Por isso, processos seletivos eficientes dependem muito de um sólido banco de currículos, estruturado para facilitar a busca por profissionais qualificados e com perfil adequado aos valores e à cultura da sua empresa.

Mas o banco de currículos só será útil se for organizado de forma a tornar mais ágil e eficiente a procura pelo perfil desejado pela organização. Separamos 8 dicas para gerenciar um banco de currículos de forma a facilitar o encontro dos melhores talentos. Confira:

1. Prefira um banco virtual ao impresso

Com um banco virtual, você elimina o papel e ainda pode fazer uma busca mais eficiente através de palavras-chave. Para isso, é preciso ficar atento para nomear corretamente os arquivos, de forma que as buscas sejam mais produtivas.

Este banco virtual pode ser feito com pastas de arquivos no próprio computador. Quando o currículo estiver impresso, você pode digitalizar o documento e armazenar juntamente aos demais.

2. Guarde os melhores currículos de seleções anteriores

Bons candidatos são avaliados, mas geralmente as empresas têm apenas uma ou duas oportunidades em aberto para determinados cargos. Aproveite os currículos daqueles que não foram chamados para fortalecer seu banco destinado a oportunidades futuras.

Muitas empresas utilizam essa mesma técnica para profissionais que já fazem parte de seus quadros de colaboradores e estruturam um banco de talentos internos. Essa base de currículos pode ser necessária na seleção de perfis profissionais para promoções, novas oportunidades de trabalho e estruturação do plano de sucessão corporativo.

3. Mantenha seu banco de currículos atualizado

Estabeleça o armazenamento por ordem cronológica e descartando currículos muito antigos, pois a chance de estarem com as informações desatualizadas ou incompletas é grande.

Fazer uma varredura periódica para identificar currículos duplicados na base de dados é uma iniciativa necessária, já que as pessoas tendem a enviar o mesmo currículo mais de uma vez pra as mesmas empresas. Não ignore esta etapa, pois com as varreduras, você garante um banco de currículos atualizado.

4. Crie divisões para organizar seu banco de currículos

Para agilizar as buscas, é necessário separar os currículos por categoria e subcategorias. Considere, por exemplo, aspectos como ramo de atuação, graduação, especializações, competências específicas e experiências. Isso só será possível se você tiver um espaço devidamente estruturado, com subdivisões e desdobramentos.

No caso de sistemas de cadastro por site, os filtros de buscas devem trazer todas essas divisões, contribuindo para um gerenciamento mais ágil do banco de currículos.

5. Tenha softwares de RH como aliados

Se você ainda não conta com um sistema para armazenar e administrar os currículos, está perdendo uma oportunidade para gerenciar tempo e recursos.

Por meio de um software de RH você pode, por exemplo, fazer a extração de relatórios e listas de perfis potenciais, além de outras pesquisas mais precisas. Outro fator interessante desse tipo de cadastro em software é a obrigatoriedade do preenchimento de campos importantes, definidos pela empresa contratante.

Isso possibilita uma seleção mais eficaz do ponto de vista das necessidades da organização, evitando currículos incompletos, com informações vagas ou sem sentido.

6. Faça backups do seu banco de currículos

A realização de backups é importante para a proteção e a manutenção de todos os dados armazenados. Dessa forma, é criado um processo que evita a perda de dados relevantes e de profissionais talentosos para a organização.

O setor de Tecnologia da Informação da empresa pode ajudar neste processo, já que muitas organizações possuem servidores para armazenar banco de dados e outras informações digitais da empresa.

7. Use as redes sociais para atrair talentos

O número de candidatos que procuram oportunidades pela internet cresce a cada ano. Se sua empresa ainda não está na rede para a captação de talentos, crie um perfil no LinkedIn, divulgue as oportunidades em aberto e selecione os melhores currículos para serem usados futuramente.

Se os candidatos estão online, sua empresa deve estar também. Além de facilitar as buscas e a divulgação das vagas, marcar presença nas redes sociais contribui ainda para se promover como uma organização geradora de emprego e renda.

8. Considere soluções online para banco de currículos

Os sites de empregos proporcionam um alcance rápido às vagas divulgadas e possuem uma base de currículos considerável para consulta. O BNE (Banco Nacional de Empregos) promove um encontro de empresas e candidatos em todo o território nacional.

Possui em sua base de dados mais de 13 milhões de currículos cadastrados e pode ser incorporado ao seu site como um link “Trabalhe Conosco”, o qual seguirá o padrão visual da sua empresa. O BNE também oferece cadastro sem limites de currículos.

Mais sobre o BNE:

  • 15 mil currículos atualizados por dia, principalmente nas categorias de apoio e operação.
  • Divulgação de vagas nas redes sociais e nos veículos parceiros.
  • Atendimento especializado em mais de 30 unidades próprias em todo o Brasil.
  • Anúncio sem limites de vagas e alerta imediato aos candidatos no perfil.

Rapidez, qualidade e otimização do tempo são os principais fatores que auxiliam a área de Recursos Humanos na hora de realizar o recrutamento e seleção de novos colaboradores. Por isso, invista numa boa alternativa de banco de currículos para ser mais assertivo e contratar profissionais que aumentam as oportunidades de sucesso do negócio.

Gostou das nossas dicas para gerenciar o seu banco de currículos? Entre em contato conosco para saber mais sobre os serviços oferecidos.

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