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Como otimizar o tempo de admissão dos colaboradores

Para que uma empresa possa crescer e prosperar, ela depende amplamente do seu quadro de colaboradores.

Sendo assim, a admissão destes precisa ser assertiva e otimizada, pois um processo seletivo desorganizado pode resultar em perdas financeiras e afetar os resultados organizacionais.

Isso porque, enquanto a vaga não for preenchida, não há quem produza os resultados esperados para o cargo. E ainda, caso as tarefas não possam esperar, os outros profissionais ficarão sobrecarregados com novas demandas, o que pode vir a desestabilizar a equipe toda.

Assim, é essencial que a sua empresa otimize o tempo de admissão de novos colaboradores!

As etapas de um processo seletivo e como otimizá-las

Quanto maior o conhecimento sobre o perfil buscado e as atividades que serão desempenhadas, mais fácil será a identificação do profissional ideal. Conhecer sobre as técnicas de recrutamento e seleção torna o processo muito mais eficiente, por isso é tão importante contar com profissionais capacitados para esse processo. Para conhecimento, vamos trazer algumas das etapas:

  • Definição do perfil

Tudo começa quando a empresa define o perfil de profissional que deseja que integre o quadro de colaboradores.

É por meio deste perfil que os recrutadores analisam as proficiências de cada candidato e alinham estas com o que a corporação precisa.

Fazer um gráfico sobre esse perfil, ao invés de só anotar sobre, pode agilizar o processo dando maior visualização aos envolvidos.

  • Desenvolvimento da vaga

Nesta etapa é que a empresa demonstra quais atividades, responsabilidades e experiências serão necessárias para um bom desenvolvimento do cargo.

Ainda neste momento devem ser definidos o pacote de remuneração e benefícios oferecidos.

  • Divulgação da vaga

Após definir qual será o perfil para o candidato ideal e delimitar quais serão suas atividades e responsabilidades, bem como sua remuneração, é a hora de divulgar a vaga.

E para isso uma descrição bem objetiva e explicativa é necessária, respondendo todas as dúvidas que o candidato pode ter.

Pense assim, o profissional não precisará gastar tempo ao entrar em contato com a empresa e perguntar sobre tudo que não estava no anúncio, mas que é importante.

E assim, nem a corporação precisará gastar tempo respondendo e-mails ou telefonemas com dúvidas.

Nessa etapa o recrutador pode utilizar diversas ferramentas como:

  • O LinkedIn;
  • As redes sociais
  • Grupos de contatos;
  • Sites de emprego como o BNE e o Trabalha Brasil;
  • Faculdades e cursos;
  • Site da empresa e
  • Demais agências de vagas.

De tal maneira, as vagas normalmente são divulgadas onde se compreende que o perfil profissional escolhido será encontrado com mais facilidade.

  • Triagem e seleção dos currículos

Após a vaga ser anunciada e os currículos chegarem, a empresa começa a etapa de triagem, onde o especialista avaliará quais currículos poderão seguir adiante na seleção e quais não fazem parte do perfil.

Neste momento também existe o processo de busca ativa, onde o próprio recrutador vai atrás de currículos que possam preencher a vaga.

E, apostando nas palavras chaves, um currículo bom pode ser encontrado com mais rapidez.

  • Contato com o candidato

Aqui, normalmente por e-mail ou telefone, é quando o recrutador faz o primeiro contato com os candidatos que tiveram os seus currículos selecionados.

Esse primeiro contato ocorre para que as informações do documento sejam conferidas, para saber se o profissional realmente tem as experiências e skills colocadas.

  • Entrevista individual

Durante a entrevista é que o recrutador poderá conhecer melhor o candidato, nesta conversa são apresentadas perguntas assertivas para verificar se o candidato se enquadra no perfil estabelecido pela empresa.

Atualmente, mesmo com as empresas reabrindo conforme a vacinação avança, optar pela entrevista online pode agilizar o momento.

Isso tendo em vista que, conversando com o candidato online, a empresa não precisa disponibilizar uma sala com mesa e cadeiras que deverão ser limpas a cada pessoa apresentada.

  • Negociação salarial e contratação

Normalmente o salário é o último ponto a ser discutido em uma seleção, entretanto um bom recrutador já deve ter sondado a pretensão salarial dos trabalhadores selecionados previamente.

Isso porque, se não houver compatibilidade nos valores requeridos e dispostos o processo todo pode acabar tendo que ser refeito. O que só atrasa mais a admissão e causa mais prejuízos a empresa.

Assim, após todos os detalhes estarem certos é a hora do trabalhador enviar os documentos necessários para a empresa.

Atenção aqui, se a empresa não tiver definido previamente os documentos para a contratação, esse processo pode resultar em muita dor de cabeça e demora na admissão. Porque, enquanto a empresa vai pedindo os documentos e o profissional vai atrás destes, ele pode dar de cara com algum imprevisto e fazer todo o processo travar.

E por isso, se você quer ganhar tempo no seu dia a dia para focar em outras áreas, apostar em uma contratação totalmente digital pode te salvar. Com o Lugarh esse processo que demoraria dias pode levar apenas algumas horas!

O Lugarh é muito mais que um software de admissão, é uma ferramenta poderosa e assertiva que te ajuda a modernizar seus processos de forma ágil e fácil.

E além disso tudo, perante pandemia você consegue garantir a saúde de seus colaboradores em um processo em que o contato físico não será necessário.

Considerações finais

O processo de admissão de um novo colaborador é trabalhoso e deve ser realizado assertivamente para que a empresa não tenha quedas na produção ou maiores gastos enquanto procura pelo profissional ideal.

A Employer é uma das maiores empresas de soluções em RH do mercado, e oferece o serviço de recrutamento e seleção com a garantia de profissionais com experiência e resultados de qualidade. Você pode saber mais clicando aqui.

#Processoseletivo #RHdigital #admissão

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