Especialista da Employer RH explica quais são as melhores formas de administrar os colaboradores em trabalho remoto
Diante da crise gerada pela pandemia da COVID-19, diversas áreas foram afetadas, das pessoais às profissionais, com isso criaram-se novos hábitos e as formas de gestão de pessoas foram repensadas. Segundo a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 94% das firmas aprovam home office. Grande parte das empresas do país ficaram com o regime de trabalho remoto em alguns setores e precisam se organizar para fazer a gestão desses profissionais.
A gerente Regional da Employer RH, Luciana Pires explica que é necessário que o gestor trace estratégias que gerem resultados não só para a empresa, mas também para o colaborador. “O gestor necessita estabelecer um acordo com seus funcionários sobre quais são as atividades prioritárias a serem desemprenhadas e os cronogramas de entrega. Vale ressaltar que o foco deve ser no resultado e não o controle” explica.
Outra forma de ampliar a gestão de pessoas em home office é a empresa disponibilizar recursos necessários, como tecnologia e informações. “A Employer, por exemplo, possuí todos os sistemas em nuvem, isso nos trouxe liberdade de execução do trabalho sem que o colaborador ficasse dependendo do servidor ou acesso local na empresa. O ponto eletrônico digital também tem sido fundamental para o sistema organizacional e para gestão do RH, bem como, o acesso ao sistema de comunicação com o RH via plataforma Epays. Nossa equipe tem acesso online para validações dos holerites, comunicação com RH e assinatura digital dos documentos como aviso de férias e espelho ponto, e com validade jurídica”, conta Luciana.
Ainda, Luciana comenta que o home office dificulta o controle dos funcionários, portanto, a gestão necessita focar diariamente nos desafios que os colaboradores podem ter, do que ao invés da carga horária.
Alinhar reuniões remotas coletivas e individuais é outro método. Com o encontro virtual diário é possível tratar sobre as decisões que estão sendo tomadas pela a empresa e realizar o feedback de cada funcionário. Luciana comenta que esse retorno de informação deve ser realizado de maneira criteriosa e construtiva sobre ações e comportamentos, principalmente no cenário do home, sendo necessário também realizar o feedforward. “Esta ferramenta é uma grande aliada para liderança, pois permite que o colaborador tenha foco na melhoria futura e se desenvolva cada vez mais. Também é extremamente importante que o gestor exercite a escuta ativa, para acolher as dificuldades e dúvidas que possam surgir por conta do distanciamento da equipe, em virtude do trabalho remoto”, finaliza.