• Blog Employer
  • Geral
  • Legislação Trabalhista
  • Trabalho temporário
  • RH e DP
  • BPO
  • Ebooks
  • Eventos
Menu
  • Blog Employer
  • Geral
  • Legislação Trabalhista
  • Trabalho temporário
  • RH e DP
  • BPO
  • Ebooks
  • Eventos

8 dicas para se tornar um gestor de TI de sucesso

Tornar-se um gestor de TI de sucesso não é uma tarefa fácil, uma vez que esta é uma área em constante modernização. Além de ser determinado e muito eficiente, você precisa sempre estar atualizado em relação às novas soluções disponíveis, tanto para aumentar a produtividade da empresa, quanto para aprimorar o seu currículo.

No post de hoje, preparamos algumas dicas para você se tornar um gestor de TI de sucesso.

1. Ouça a sua equipe

De longe, o melhor conselho possível é ouvir o seu pessoal e levar suas recomendações a sério. Você não precisa, necessariamente, seguir todas as sugestões, mas deve, pelo menos, ouvir seus colaboradores, pois isso mostra que você se preocupa com a opinião deles e, acima de tudo, a valoriza.

É sua equipe que faz a maior parte do trabalho do dia a dia. Logo, ela é capaz de fornecer a melhor visão de aspectos operacionais sobre os quais você não tem uma completa noção.

2. Seja flexível

Ser flexível para um gestor de TI é como um mandamento. Na verdade, um gestor que não se adapta e não procura buscar todas as soluções possíveis para resolver os problemas que surgem, fica à deriva e, pior, leva toda a equipe junto.

Sabemos o quanto os empregos nessa área envolvem muito estresse e longas horas de reuniões e processos. Mas lembre-se que essa flexibilidade também está relacionada ao comportamento para com seus colaboradores.

Tente ser flexível com horários e situações atípicas, principalmente as esporádicas e ligadas a motivos sérios, como problemas de saúde ou questões familiares.

Antes de chamar atenção de algum colaborador, sempre se coloque no lugar dele e veja se realmente é razão para alarde. Isso não quer dizer ignorar limites, mas ser compreensivo.

3. Desenvolva seu conhecimento técnico

Muitas vezes, o gestor de TI passa mais tempo em reuniões do que configurando servidores e solucionando problemas. Como resultado, é fácil deixar que suas habilidades técnicas fiquem ultrapassadas.

Mas há pelo menos 3 boas razões para se manter atualizado:

  • em primeiro lugar, você não quer que o seu pessoal pense em você como um gerente que não sabe nada. Se você não tem um nível razoável de conhecimentos na sua área, corre o risco de perder completamente o respeito de sua equipe;
  • em segundo lugar, você nunca sabe quando será necessário despedir um empregado, alguém adoecerá ou algo parecido. É preciso que você auxilie os demais, independentemente do projeto em que o empregado ausente atue e mesmo que não tenha tempo ou conhecimento para finalizar o trabalho;
  • em terceiro lugar, vendedores tentam constantemente efetuar vendas. Só adquira um software ou qualquer equipamento se possuir um bom conhecimento técnico, caso contrário as chances de você ser enganado são grandes. Além disso, se você se atualiza com frequência, está pronto para maiores desafios e, claro, melhores oportunidades de emprego.

4. Saiba quando procurar ajuda externa

Nenhum profissional de TI sabe tudo. Todos têm seus pontos fortes e fracos. Às vezes, um projeto demanda um conjunto de habilidades muito maior de sua equipe.

Como gerente de TI, você deve reconhecer que alguns projetos simplesmente não são exequíveis internamente e precisam ser terceirizados.

É questão de ser humilde e reconhecer que você não é melhor que ninguém. Assim, você atinge um patamar mais alto, porque mostra que é simples e sabe reconhecer suas qualidades e defeitos. Outra razão para aprimorar seus conhecimentos de forma constante.

5. Procure relaxar e evitar estresses desnecessários

Ser um gerente de TI comumente é estressante. Por isso, é fundamental tirar um tempo de folga, aproveitar o fim de semana para relaxar e fugir do estresse.

Caso contrário, você corre o risco de prejudicar seu trabalho de diversas formas. Pode vir a se tornar apático em relação a seu trabalho ou ainda um chefe estressado e arrogante, que desconta a raiva na sua equipe. Isso faz com que seus colaboradores fiquem desmotivados e percam a vontade de entregar um trabalho de qualidade, já que são criticados constantemente.

Você precisa tentar relaxar e abdicar um pouco do trabalho por algumas horas durante a semana, para não se tornar uma pessoa amarga e irritadiça. Um gestor de TI de sucesso não deixa o estresse acabar com sua carreira.

6. Trabalhe sua habilidade de comunicação

Bons gestores são eficazes em sua comunicação. É importante, quando se está gerenciando um grupo diversificado de pessoas, aprender as melhores técnicas para se comunicar com elas.

Alguns gerentes acham que gritar é uma boa estratégia, mas isso só acumula rancor e desmotivação nas pessoas da sua equipe. Se você estiver preocupado com a sua capacidade de passar informações de maneira articulada, treine e, sobretudo, busque o exemplo de outros gestores para aprimorar suas habilidades.

7. Delegue para se tornar um gestor de TI de sucesso

Outra virtude importante de um gerente é a capacidade de delegar tarefas adequadamente. Delegar não é ser arrogante e não ouvir a equipe ao distribuir funções incompatíveis com o time. É, na verdade, saber dividir tarefas corretamente, liderar a equipe e dar o melhor de si para ajudar os seus colaboradores no alcance dos objetivos individuais, da área de TI e da empresa como um todo.

8. Seja o primeiro a dar o exemplo

Os melhores líderes lideram pelo exemplo. Em vez de adotar um “faça o que eu digo, não o que eu faço”, tome atitudes que façam de você um modelo para seu time. Os colaboradores são leais aos gestores quando:

  • são tratados com respeito e consideração;
  • têm seu trabalho apreciado;
  • recebem desafios e, em contrapartida, apoio e exemplo para alcançar seus objetivos.

Se você toma essas atitudes, sua equipe sempre vai estar disposta a arregaçar as mangas para entregar projetos importantes.

Essencialmente, você deve aprender maneiras de motivar sua equipe. Conheça cada um de forma individual e encontre o melhor jeito de engajar e encorajar seu time, dando feedback positivo e negativo para que todos compreendam que pontos devem ser melhorados.

As dicas elencadas são fundamentais para qualquer profissional que deseja ser um gestor de TI de sucesso. Qual sua experiência na construção de sua carreira como gestor? Conte para nós; deixe um comentário!

Posts Relacionados

gestante

Retorno das Empregadas Gestantes ao trabalho presencial é sancionado pelo Presidente da República

10 de março de 2022
Leia Mais »
Contratação de mulheres

Contratação de mulheres em vagas de trabalho temporário tem expansão de 39,29% em 2021

8 de março de 2022
Leia Mais »
Webinar da Employer

Tendências dos benefícios para 2022

3 de março de 2022
Leia Mais »

Categorias

  • BPO
  • Cargos e Salários
  • Employer na Mídia
  • Employer TV
  • eSocial
  • Geral
  • Inovações em RH
  • Legislação Trabalhista
  • Notícias
  • Reforma Trabalhista
  • RH e DP
  • Rotinas de DP
  • Tecnologia
  • Trabalho temporário

SERVIÇOS DE MÃO DE OBRA

Trabalho Temporário
Terceirização de Mão de Obra
Mão de Obra Rural
Gestão de Mão de Obra e RH
Administração de Estágios
Cargos e Salários
Treinamento e Consultoria

TECNOLOGIA PARA O RH

Folha de Pagamento Online
Benefícios ao Trabalhador
Ponto Eletrônico
Banco de Currículos
Cargos e Salários
Sistema de Holerite Online

BPO DE PROCESSOS DE RH

BPO – Folha de Pagamento
BPO – Benefícios
BPO – Ponto Eletrônico

FALE CONOSCO

WhatsApp corporativo
(41) 3312-1200
Política de Privacidade

Employer | Tudo do RH

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
Configurações de CookiesACEITAR
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR
Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
Atendimento por chat
Podemos ajuda?
WhatsApp
Olá!
Quer conhecer mais sobre a Employer?